Get Adobe Flash player

Grandioso Mestre Li Hon Ki

lihonkiLi Hon Ki, o introdutor oficial do estilo Wing Chun na América do Sul, é reconhecido como Mestre pela Hong Kong Ving Tsun Athietic Association e pela Yip Man Martial Art Association. Além de ser formado em Acupuntura pelo Chinese Medical Research Institute, e em Osteologia pelo Ying Wah Institute of Chinese Medical Treatment.

Li Hon ki foi ator, duble e diretor técnico de filmes de Kung Fu das maiores empresas cinematográficas de Hong Kong, tal qual a Golden Harvest e a Shaw Brothers.

Mestre Kay, como é carinhosamente chamado pelos seus alunos mais antigos, iniciou seu aprendizado na arte do Wing Chun sob a orientação do Si-Fu Ho Kam Ming. Naquela época, o ensino era muito restrito, e as pessoas somente podiam aprender esta arte mediante apresentação formal. Foi Tam Chi Cheung. um aluno de Ho Kam Ming, que apresentou o jovem Li Hon Ki ao seu professor.

Tam Chi Cheung, Li Hon Ki e Li Wing Kay dividiam um quarto em Hong Kong. Toda manhã, Li Hon Ki observava seu amigo realizando práticas curiosas de um estilo totalmente diferente dos que já havia visto. Ao ser indagado sobre seus treinos, Tam Chi Cheung respondeu que se tratava de um estilo fundado por uma mulher e que era muito pouco conhecido. Ele também falou que o introdutor deste estilo, denominado Wing Chun, em Hong Kong era o Patriarca Yip Man.
Imediatamente, mostrou-se interessado e convenceu Tam Chi Cheung a apresentá-lo a seu mestre.
Nessa época, Mestre Ho Kam Ming dividia seu tempo entre suas escolas de Hong Kong e Macau. Como Li Hon Ki desejava treinar todos os dias, externou este desejo ao seu Si-Fu. Admirando o empenho de seu aluno, Ho Kam Ming apresentou o dedicado pupilo ao seu Mestre, Yip Man.

Assim, iniciou seus treinamentos na "Hong Kong Ving Tsun Athletic Association". Estamos no final da década de 60, fase em que o Grão-mestre Yip Man, por estar com sua saúde comprometida, somente supervisionava os treinamentos de seus alunos.

Em 1972, com o falecimento de Yip Man, prosseguiu seus treinamentos com conceituados professores de Hong Kong, a fim de compreender da forma mais abrangente possível os  princípios que regem o Wing Chun, até que em 1992, ao acompanhar seu irmão Albert em uma viagem a Virgínia Beach, conheceu mestre Duncan Leung, com quem pode finalmente esclarecer todas as suas dúvidas.

Fatos Memoráveis:
-1979 - Chega ao Brasil para promover sua arte;
-1996 - Escreve o Livro "Ving Tsun" - Editora Marco Markovitch;
-1998 - Lança o vídeo "Kung Fu Ving Tsun";
-2002 - Recebe de seu mestre Duncan, a representação oficial da Applied Wing Chun para toda a America do Sul, sendo o único com direito a este título;
-2008 - Unifica e re-estrutura sua família no Brasil com a fundação oficial da "Applied Wing Chun Brazil".